top of page

Pietro Serravalle (Pedro)

Nascido em 08 de maio de 1868

Casou-se com dona Rosa Bittencourt, com a qual teve os seguintes filhos:

- AMADEU
- ERNESTO
- FRANCISCO
- JOÃO
- IZAURA
- ADELIA
- DOMINGOS
- RAFAEL
- HIPÓLITO
- ROSA

​

Todos os filhos com sobrenome BITTENCOURT SERRAVALLE e registrados no Cartório de Registro Civil do Bairro da Calçada ( antigo Mares), livro 012 - fls. 003 a 005 anversos.


Casou-se pela segunda vez com dona Maria Silva com quem teve os seguintes filhos:

- HUGOLINO
- WALDELICE
- MARIA JOSÉ
- AMÉLIA
- LETICIA
- MARIA NINA

​

Pietro faleceu em Salvador - Ba, na rua Augusto Guimarães, 126 - Soledade, em 1932.
 
(Contribuição de Dival Serravalle. Contato: divalserravalle@hotmail.com / Antônio Serravalle Magalhães)


​

Histórias por Antônio Serravalle Magalhães (neto de Pietro):


Sou neto do Pedro (Pietro), filho de Letícia. Quando menino e até rapaz tive muito contato Com (Tia) Yolanda, nesse tempo ela morava perto do Largo de Roma e os velhos Tio Rafael e Tia Albertina, moravam na Rua Salvador Baixa do Bonfim, me lembro também vagamente quando eles moravam em um casarão na Rua Barão de Cotegipe, antes de ir para o Bonfim. Meu avô Pietro morreu em 1932, deixou os filhos do 2º casamento pequenos a maioria com menos de dez anos, conta minha famíla que foi Tio Rafael quem ajudou acabar de criar os sobrinhos. O Pietro (meu avô) era funcionário da Linha de Bonde, quando vivo minha Tia Lita conta que ele era tesoureiro da Linha de Bonde, ao morrer deixou a família com poucos recursos. Restam duas filhas de Pietro vivas do 2º casamento a Maria José (Lita) que era muito ligada a  Yolanda, e Maria Amélia que mora no Rio de Janeiro, a outra minha Tia Maria Nina morreu em 2007, esta frequentava a casa de Yolanda constantemente.
Há alguns anos atrás conheci Tonei e o pai Antonio Serravalle, lá no Juizado de Trânsito, onde trabalho.
Tenho um irmão o  Luiz Serravalle que é cantor, foi ele quem conseguiu a certidão de nascimento de Pietro, lá na Itália, segundo ele quando fez o pedido oferecendo os dados corretos, conseguiu em poucos dias, estava tudo bem escriturado nos livros do cartório de lá, na época meu irmão morava na Suíça.


Um grande abraço.
Antônio Serravalle

bottom of page